O Ideia in Foco é um blog acadêmico realizado por alunos do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo, que visam abordar os mais interessantes e atuais assuntos sobre Comunicação Organizacional, com o objetivo de contribuir para a discussão do tema de interesse. Aqui você encontrará diversos posts como comentários sobre livros e revistas, temas estudados nas aulas, artigos e cases da área, entrevistas, entre outros.

Contribua para seu conhecimento,
Leia e descubra!


IdeiaInFoco

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Assessoria de Imprensa: Jornalista x RP


A assessoria de imprensa, como todos sabemos (ou deveríamos saber, hehe) é um instrumento de comunicação estratégica muito relevante nas organizações. Porém existe uma grande pôlemica sobre o assunto: afinal, assessoria de imprensa é função do Relações Públicas ou do Jornalista ?

Existe um fórum na web, criado pelo jornalista e Profº Aldo Schmitz, que debate o tema: Assessoria de imprensa: atribuição do jornalista ou do RP. As opiniões são variadas dentre os profissionais de Comunicação. Segue abaixo alguns comentários que achei interessante:

"O tema realmente é polêmico, envolvendo um corporativismo que já deveria ter dado espaço para a competência.
Sem dúvida, ainda é necessário para muitos jornalistas entenderem a atividade de Assessoria de Imprensa naquilo que ultrapassa o Jornalismo, da mesma forma que profissionais de Relações Públicas devem entender melhor as atividades de Jornalismo, não se limitando a entender Imprensa somente como mais um público." (Walmir M. Lima - Jornalista)

"Acredito que esta atividade se reporta mais ao profissional de jornalismo, entretanto, nós, relações públicas também temos tal habilidade. Tudo é uma questão de nomenclatura, afinal, a assessoria de comunicação já envolve uma ramificação maior do meio comunicacional, onde o relações públicas, no meu ver, é o mais indicado a cumprir a tarefa de administrar esta área." (Renata Botelho - RP)

Na minha opinião, concordo com o Profº Fábio França, que diz que a função de assessoria de imprensa cabe aquele que conhecer melhor e saber utiliza-la com competência e de maneira eficaz.

Por Gleisom Ferreira Barbosa.

Nenhum comentário: